Sugestões para a saúde integral do homem – Parte 1


“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma.” (3 João 2)

Em toda a Bíblia percebemos uma preocupação divina com o bem estar do homem nas áreas espiritual, emocional e física. 

Porém, há cristãos que espiritualizam tudo e outros que fazem uma leitura de todos os problemas da vida, apenas na ótica da psicologia, o que também não é correto à luz das Escrituras. A salvação segundo o que Deus planejou, deve trazer saúde integral.

Dicas para a saúde espiritual do homem

1 - Cultive a comunhão vertical e horizontal
“Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1.7). A comunhão é um prazer que se constrói na proporção que vamos caminhando na luz. 
Quanto mais o homem se aproxima de Deus, melhor ele compreende o seu próximo. Os que andam na luz conseguem olhar para o outro na perspectiva divina. Observe que as pessoas com uma espiritualidade sadia conseguem se relacionar com os diferentes sem crise. Preconceito, racismo, pré-julgamento são evidencias de um coração que ainda não compreendeu o que significa andar na luz.


2 - Ouça, leia e pratique as Escrituras, é uma necessidade vital do homem interior
“Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7.24). Tudo o que o homem precisa saber para ser espiritualmente sadio, pode ser encontrado no Sermão da Montanha. O conteúdo de todo o Sermão, são princípios para a construção de um projeto de vida segundo a vontade de Deus. Jesus afirmou através de uma parábola: “Se vocês ouvirem e praticarem o que estou ensinando, podem ficar tranqüilos, ainda que venha a tempestade e sopre os ventos esta casa não vai cair, pois foi edificada sobre a rocha”. Lembre-se, não bastar ouvir ou ler, o segredo está em praticar.

3 - Tenha uma vida de oração disciplinada
“Ora, quando Daniel soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas para o lado de Jerusalém, e três vezes no dia se punha de joelhos, orava e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer” (Dn 6.10). Quatro razões porque o deve cultivar uma vida disciplinada de oração: 

1) A oração é o termômetro que mede a nossa vida espiritual. 

2) A oração aprofunda a nossa comunhão com Deus. 

3) A oração é a forma mais sublime de adoração, por isso, quem não ora ainda não aprendeu a adorar. 

4) A oração faz com que o cristão seja corajoso, ousado, paciente, determinante e sobre tudo, santo. Nada gera mais temor em nós do que a Palavra de Deus e a oração. Do início ao fim da vida de Daniel em Babilônia, vemos um homem que fez toda a diferença como sal e luz naquela terra (Mt 5:13,14)

4 - Tenha sempre um parceiro de oração
“Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona”. (At 3.1) Quando duas pessoas se unem com o propósito de orar, essa unidade movida pela oração tem implicações no mundo espiritual que vão além da nossa capacidade de dimensionar. É sempre bom ter pessoas que ajudam a nutrir sua fé e que sabem servir o amigo em tempo de crise. A Bíblia diz que o cordão de três dobras não se quebra com facilidade (Ec 4:12).

5 - Seja um adorador que mantém o coração conectado com o Senhor da qualidade de vida – Jesus

“….adorai ao Senhor na beleza da sua santidade” (2 Crônicas 16.29b). Quem ainda não aprendeu a adorar, nunca experimentou uma espiritualidade sadia. É na adoração que o homem reconhece a sua pequenez diante da grandeza do seu Senhor. É na adoração que o homem deixa vazar seu sentimento de gratidão. É na adoração que o cristão afirma que Jesus é o Senhor de sua vida. Davi como um homem segundo o coração de Deus, sabia o valor e o significado da adoração. Foi ele quem disse: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou” (Salmo 95.6). “Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo” (Salmos 99.9).

Pr. Josué Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...